Dentro das minhas complexidades, postarei aqui um pouco de mim, de meus pensamentos, do meu dia-a-dia... coisas que achar interessantes e outras nem tanto... Postarei o que quiser, afinal de contas, o Blog é meu mesmo...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ailurofilia

Ailurofilia quer dizer "amor aos gatos". E é assim que eu me sinto: uma ailurófila e assumida. Certas pessoas nutrem verdadeiro amor por esses animais, têm facilidade de comunicação com eles (às vezes mais do que com os humanos), se dão bem, entendem e se fazem entender por eles.

Alguns consideram doença, obsessão. Não é. É só paixão e identificação, mesmo.

Todos sabem que sou fascinada por gatos, né?!?! Sou mesmo!!! Sou uma ailurófila nata. Sou louca por essas coisas mais fofas do mundo. Filhotes, adultos, pequenos, grandes, magrelos, gorduchos, de raça ou vira-latas. Se pudesse, teria uns quarenta, ou mais... Se me perguntarem de onde surgiu essa paixão, não saberei explicar ao certo. De minha convivência com eles, acho.

Acredito que seja quase impossível a alguém que tenha tido a oportunidade de conhecer de perto um desses felinozinhos, que não tenha despertado nem mesmo um pequeno sentimento de ternura. Mas me refiro a conhecer mesmo, a ter convivência com o coração aberto, dentro de casa, cotidianamente. Gato de quintal, de rua, de muro, não vale. Ver o gato de longe e alimentá-lo em cima do telhado não é conhecer. Para conhecermos um gato, temos que conquistar sua amizade e confiança.
Tanta coisa ruim se atribui tão injustamente aos gatos... egoísmo, traição, falta de amor pelo dono... tudo mentira, invenção de quem apenas os olha de longe. Bem, na verdade gato não tem dono, eles têm amigos humanos. É certo que os gatos são orgulhosos, e não gostam de ordens, o que não significa que não nos entendem. Apenas não gostam de obedecer. Têm personalidade própria e gostam de fazer tudo à sua maneira; às vezes nos desafiam para mostrar que são livres.

Quando obedecem, querem sempre dar a impressão de que o fizeram porque quiseram, não porque mandamos. Não se deitam no colo se não têm vontade, na verdade não fazem nada que não tenham vontade; mas se têm, fazem o possível para conseguir atenção: chegam de mancinho e se deitam no encosto do sofá, sobre o rack do computador, chegam devagarzinho e mal percebemos quando já se aconchegaram em nossa barriga.

São curiosos: entram por qualquer porta que encontrem meio aberta, e por isso é comum que às vezes fiquem presos dentro de armários. Não brincam quando queremos, apenas quando eles querem. Se distraem facilmente, gostam de brincar sozinhos, e se nos intrometemos, é natural que parem a brincadeira e nos deixem no vão. Não significa que não gostem da gente: apenas têm atitude, ao contrário de muitas pessoas, de mostrar-nos que preferem estar sozinhos, naquele momento.


Os gatos são sinceros, mostram o que sentem. Se não gostam de alguém, saem de perto. Percebem os sentimentos das pessoas: se a visita não gosta de gato, ele logo se esconde (ou, no caso dos mais atrevidos, chegam como quem não quer nada e afia as unhas em sua calça); se a pessoa tem medo de gatos, ele se compraz em se esconder atrás da porta e pregar-lhe um belo susto, saltando alegremente em seus pés.

São ágeis e dão saltos incríveis: um gato jovem e brincalhão pode nos fazer “perder” horas de nosso dia assistindo-o brincar, com suas divertidíssimas piruetas, contorções e saltos acrobáticos. Os gatos nos ensinam a convivência, o respeito pelo próximo, a paciência, a retribuição de sentimentos. Se você não gostar de um gato, pode ter certeza de que ele também não gostará de você. Mas se você tiver afeição por ele, será recompensado pelo tipo de carinho e amor mais sinceros, que é o dos felinos. Pois os gatos não são capazes de fingir sentimentos.
Certa vez, li um texto que dizia que os gatos retiram as energias ruins do ambiente, espantam maus espíritos e nos protegem. É verdade, mas não deve ser interpretado de forma literal, como se fossem seres mágicos, isso não. Acredito que não apenas os gatos, mas qualquer animalzinho de estimação pelo qual tenhamos afeto verdadeiro, têm essa capacidade. O que traz as boas energias não é exatamente o gato, mas o amor recíproco que sentimos um pelo outro. Um ambiente de afeição com certeza se torna mais leve e agradável. E os gatos nos proporcionam isso.
A partir de hoje, vou postar semanalmente, de uma a duas vezes, curiosidades e peripécias felinas. Gato, tigre, leopardo, guepardo, lince, pantera...: animais encantadores.

***As fotos exibidas neste post são das minhas fofuras: Tiza, Xaneca e Amiel (que está com papai-do-céu) e de suas crias. E sempre postarei fotos delas.***

Ah!!! Vc já conheceu a minha gatinha virtual, a Antônia?? Ela está ai na coluna do lado. Se vc clicar sobre ela poderá fazer um denguinho nela. Ela ronrona, mia, brinca, e também come... muito fofa!!! Detalhe: mais uma pretinha na minha vida!!!

2 comentários:

Lú Cabral disse...

AÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!!!

VC TEM UMA FOTO QUE ESTÁ NA MESMA POSIÇÃO DA TIZZA NA PRIMEIRA FOTO DA SUA POSTAGEM.

ACHO QUE ELA É SUA FILHA MESMO, TÁ A SUA CARA. RSRSRSRS

Geisa Medeiros disse...

Olha quantos miaus!!!

Que lindos!!!

bjos

Bom final de semana.