Dentro das minhas complexidades, postarei aqui um pouco de mim, de meus pensamentos, do meu dia-a-dia... coisas que achar interessantes e outras nem tanto... Postarei o que quiser, afinal de contas, o Blog é meu mesmo...

sábado, 5 de julho de 2008

Mulher sofre


Desde pequena ouvia as pessoas (lê-se mulheres) falarem que "mulher sofre". Porém, quando criança, não entendia bem o sentido desta frase, achava que a reclamação era devida apenas pelo fato de ter que menstruar todo mês ou por que mulher tinha que casar, ter filhos e cuidar bem de sua casa. Mas a sociedade cobra muito mais que isso de uma mulher. O pior e que quando a mulher questiona essa sociedade, inclusive com outras mulheres que aceitam as imposições passivamente, ela ouve a política do conformismo: "A sociedade é assim, e temos que aceitá-la".
Mulher tem que ouvir cada coisa...
Vejam esta compilação de frases que tentaram enfiar nas nossas cabeças pelo simples fato de termos nascido mulher?


• Nasceu, mas é uma menina... (O pai sempre espera que seja menino.)

• Não sente de pernas abertas! (As mães e seu "instinto protetor.")

• Azul não é cor de menina. (Porquê?? O quarto é cor-de-rosa, o bercinho é amarelinho, o enxoval rosinha, lilás, com florzinhas, borboletas, menininhas...)

• Tira mão daí, menina, que isso é feio! (Eu heim, a mão é minha, coloco onde eu quero!!!)

• Não fale palavrão! (Mas o homem pode, PORRA!!!!)

• Ajude sua mãe a limpar a casa. (Ai ai... vamos lavar roupas também, é tããão divertido...)

• Só pode se seu irmão for junto. (Pode ir, mas fingo que nem conheço.)

• Essa bola é pro seu irmão e pra você, esse jogo de panelinhas que vem até com um fogãozinho. (Hum, deve ser para que tenhamos uma boa orientação sexual...)

• Foi assim com sua avó, foi assim comigo e vai ser assim com você. (Maldita herança...)

• Pipa? Bola? Carrinho? Isso é coisa de menino! (Eis novamente a orientação sexual perfeita!!!)

• Seu irmão pode porque é homem. (Será que na cartilha da educação tem algum capítulo com o título: "Ensinando machismo para seus filhos"?)

• Isso não é jeito de mulher direita se vestir! (Se usar saia curta, é vulgar. Se usar roupa muito fechada, é crente. Vai entender este povo...)

• Quer ficar falada? (Se fala muito e em tom alto, é uma descontrolada. Se fala baixinho, é subserviente.)

• Esse livro de receitas eu ganhei de sua avó e vou passar pra você. (Novamente a herança... Posso ao menos bater o bolo na batedeira, né?!?!?!?)

• Essa menina tá precisando casar. (Mas se ela arranja um namorado... ai, ai, ai... Namoro só se for na sala, junto do pai e da mãe, de mãozinhas dadas, bem comportadinhos. Beijo na boca?!?!? Que devassidão!!!)

• Homem se prende pelo estômago. (Ainda bem que o Livro de Receitas da vovó ficou para mim, né?!?? - Obrigada herança!!!)

• Assim acaba ficando pra titia! (Primeiro não deixam namorar em paz, depois dizem isso??? Afinal, será que ficar para titia é tão ruim assim? Eu não fiquei... Iuhúúúú!!!!)

• Mulher no volante, perigo constante. (Tem comentário mais machista que este?!?!? E tem aquelas conformadas que completam: ...Homem do lado, perigo dobrado. - É o fim!!)

• Isso é profissão de homem! (Ah! Já sei, posso trabalhar fazendo pãezinhos e docinho...)

• Menina de família não faz uma coisa dessas! (O que significa ser uma "menina de família"? Que tipo de família???)

• Mulher sofre. (Taí a frase que sempre me intrigou.)

• Como que você não quer ter filhos ???? (Sei que está escrito: "Crescei-vos e multiplicai-vos", mas a escolha é do casal e não dos críticos de plantão.)

• Essa aqui é a minha 'patroa'. (É, mas se agimos com tal, ai ai ai, é cara fechada, somos chamadas de mandona, e por ai vai. Mas não somos "patroas"???)

• Trabalhar fora? E as crianças, ficam com quem? (Será que só sirvo para ser "do lar"?)

• Tá nervosa? Só pode ser falta de homem. (Claro que é!! Só posso sair se for com meu irmão... tenho que sentar de pernas fechadas... tenho que usar roupas de mulher direita... preciso ser uma "menina de família"... É gente, MULHER SOFRE...)

• Lugar de mulher é no tanque. (E na cozinha, fazendo os pãezinhos para vender, já que não posso trabalhar fora. Kkkkkk...)

Bom, nascemos mulher sim e somos cobradas por isso diariamente, não é muito pedir e exigir respeito e amor, afinal nossos esforços são iguais e, por vezes, até maiores para manter a família e o lar em ordem para o dia-a-dia.
Não queremos largar ou abandonar o papel de mãe e esposa, mas sim sermos integradas na sociedade com direitos iguais e tratadas com dignidade.


Agora é a sua vez, diga aí uma sandice que você, homem, disse ou que você, mulher, ouviu por fazer parte do dito "sexo frágil".

Nenhum comentário: